Quando você utiliza implantes dentários, uma manutenção adequada pode fazê-los durar por décadas ou até por uma vida inteira. O fator que mais contribui para a preservação dos implantes é a manutenção que cada indivíduo faz do seu tratamento. Infelizmente, nem todos os pacientes dão a importância necessária para esse fator. Mas, se você é muito cuidadoso, veja as dicas para fazerem seus implantes durarem muito mais.

Veja dicas de como aumentar a durabilidade dos seus implantes dentários

1- Vá ao dentista pelo menos 1 vez ao ano para reavaliar seu implante

É fundamental que o seu dentista faça a avaliação dos seus implantes dentários, no mínimo, uma vez por ano. Durante a avaliação, o profissional irá analisar:

  • o ajuste da prótese dentária para conferir se está havendo alguma sobrecarga no implante;
  • a qualidade e altura da gengiva em torno do implante, para averiguar se existe alguma inflamação em volta dos implantes dentários;
  • a qualidade da higiene na região do implante. Se for preciso, o dentista irá instruir essa higiene para garantir maior duração;
  • se existe alguma parafunção (ranger ou apertar os dentes) que possa estar danificando os implantes dentários.

Dessa forma, fazendo a visita periódica ao dentista, medidas de prevenção podem ser adotadas antes mesmo de um problema se instalar. Isso é muito importante, pois alguns problemas podem levar a perda total do implante.

Como aumentar a durabilidade dos seus implantes dentários Fonte: Envato

2- Sempre utilize fio dental

Muitas pessoas pensam que escovar os dentes utilizando uma boa pasta de dente e um enxaguante bucal já está bom, mas não é bem assim. Usar o fio dental é fundamental para uma limpeza completa da boca. Isso porque ele alcança em cantos difíceis de chegar, onde as cerdas da escova não possuem acesso.

Como os dentes que foram implantados não podem cariar, muita gente acha que não precisa utilizar fio dental neles. O grande problema é que, caso os restos de alimentos fiquem por ali, a gengiva pode inflamar e isso pode causar doenças, como halitose e gengivite.

Dicas de como aumentar a durabilidade dos seus implantes dentários

Fonte: Envato

3- Uma boa higiene é tudo

Quando o paciente não realiza a higiene correta dos implantes dentários, ele pode ter problemas como o afrouxamento dos mesmos e infecções. Além disso, uma higiene malfeita pode levar a complicações nas raízes dos dentes vizinhos e até mesmo a perda dos implantes. Devido a isso, é essencial que o paciente siga, de maneira rigorosa, todas as instruções dadas pelo dentista.

No geral, os cuidados higiênicos que devemos ter com os implantes dentários são bem parecidos com aqueles que temos com os dentes naturais. Entretanto, há alguns detalhes que são incluídos para tornar a higiene ainda mais completa. Veja:

  • Escovas interdentais: são pequenas escovas desenhadas que você utiliza para limpar entre os dentes e os implantes dentários. Elas são ótimas para quando os espaços estão levemente aumentados e onde o fio dental não faz uma limpeza eficaz.
  • Fio dental: vamos falar dele novamente porque é importante. Ele é indispensável para manter o colo dos implantes, pontes e barras fixas sempre limpos e sem placa bacteriana. Há fios dentais específicos para fazer higienização dos implantes. Esses produtos são muito práticos e tornam o processo mais fácil.
  • Sistemas de irrigação: eles facilitam e completam a retirada de resíduos de alimentos. Além disso, diminuem o acúmulo de placa bacteriana em volta dos implantes dentários.

Implantes dentários: uma boa higiene é tudo

Fonte: Envato

Você quer implantes dentários de qualidade? Na Sey Odontologia, Clínica Odontológica em Cascadura, você encontra! O implante dentário, feito em titânio, é um substituto para a raiz do dente perdido, funcionando como base estável para a futura prótese. Ele se une ao osso através de um processo biológico que conhecemos como osseointegração (união do implante ao osso). Entre em contato agora mesmo.

Posts Relacionados

Sey Odontologia o seu dentista em Cascadura
Ligar