Você já percebeu como os artistas passaram a ter dentes perfeitos de uma hora para outra? Pessoas que, aparentemente, não fizeram nenhum tipo de tratamento, surgem com dentes impecáveis, como os de um comercial de pasta de dente. Você sabe qual o segredo? São as lentes de contato dental. Saiba mais sobre essa técnica a seguir.

Saiba o que são as lentes de contato dental

A aplicação de lentes de contato dental tem sido um método bastante procurado por pacientes que desejam deixar o sorriso mais bonito. Tratam-se de próteses ultrafinas feitas de dissilicato de lítio, que são muito mais resistentes que as antigas, que eram feitas em porcelana.

Por ser mais resistente que a porcelana, o dissilicato de lítio proporciona a produção de lentes em várias espessuras, inclusive as extremamente finas. Foi aí que surgiu a nomenclatura “lentes de contato dental”.

Elas são aplicadas na parte da frente dos dentes a fim de melhorar a estética deles. Para isso, é preciso que o dentista faça um estudo cauteloso da anatomia e condições de saúde bucal do paciente. Além disso, é uma técnica totalmente indolor.

As lentes de contato dental são produzidas de acordo com especificações de moldes detalhados que mostram o posicionamento e o tamanho ideal dos dentes. O objetivo é sempre preservar a harmonia do rosto e a cor natural da arcada dentária do paciente.

Lentes de contato dental: saiba mais sobre essa técnica Fonte: Freepik

Função da lente de contato dental

Normalmente, as lentes são usadas com o intuito de dar um novo formato aos dentes e deixar o sorriso mais harmonioso. Entretanto, a técnica também pode ser usada para reparar defeitos de coloração e casos de correção de múltiplos dentes. Alguns exemplos são os de curvas de sorriso invertida, corredor bucal amplo, diastemas e dentes curtos.

Saiba o que são as lentes de contato dental Fonte: Freepik

Qual o tempo de duração

As lentes de contato dental não possuem validade determinada. O material é resistente e durável suficiente para durar o máximo de tempo necessário. O recomendado é que, depois de fazer a aplicação, o paciente faça visitas periódicas ao consultório dentário. Assim, o dentista pode avaliar se as lentes continuam estáveis e bem adaptadas.

Com o passar do tempo, as idas ao dentista podem ser anuais. O importante é manter uma rotina de consulta para manutenção das lentes de contato e dos dentes de uma forma geral.

Tempo de duração das lentes de contato dental Fonte: Freepik

Quais são as contraindicações

Há complicações que podem piorar as condições de saúde bucal dos pacientes. Por isso, a utilização das lentes de contato é contraindicada para aqueles que apresentam certos tipos de problemas. São eles:

  • dentes trincados ou quebrados;
  • doenças da gengiva;
  • cáries, tártaro ou canal não tratados;
  • manchas acentuadas.

Ter um belo sorriso, que é o nosso cartão de visita, influencia diretamente na nossa autoestima. Na Clínica Odontológica em Cascadura você encontra profissionais qualificados para realizarem a aplicação de lentes de contato dental com as técnicas adequadas.

Posts Relacionados

Sey Odontologia o seu dentista em Cascadura
Ligar