Como qualquer outro procedimento odontológico, é necessário fazer a manutenção das lentes de contato dental frequentemente. Esse novo sonho de consumo da estética trata-se de uma camada superfina feita de porcelana que é colocada na frente dos dentes, para deixá-los com um aspecto melhor. Confira agora alguns cuidados necessários com as também chamadas facetas dentárias.

Manutenção das lentes de contato dental
Fonte: freepik.

Entenda mais sobre a manutenção das lentes de contato dental

Uma das principais características deste procedimento é a sua resistência depois de serem aplicadas aos dentes. Poucas são as lentes que precisam ser substituídas depois de 10 anos de colocação. Entretanto, isso depende muito de uma boa manutenção, pois o paciente precisa seguir hábitos de higiene adequados.

Entre esses hábitos estão a utilização de escova de cerdas macias. Além disso, também é preciso evitar hábitos parafuncionais, que são aquelas manias de roer as unhas ou morder objetos, como tampas de caneta. Dessa forma, as propriedades estéticas das lentes são mantidas.

Completando esses cuidados, é necessário ainda fazer visitas periódicas ao dentista. Isso garante uma avaliação contínua da integridade do tratamento e acúmulo de placa bacteriana e tártaro próximo às margens. Esse costume da visita irá aumentar a durabilidade da reabilitação estética com laminados.

Saiba mais sobre a durabilidade das lentes de contato dental

A durabilidade dos tratamentos das lentes de contato pode ser bastante extensa se elas passarem a maior parte do tempo em condições estáveis. Não podem haver fraturas, nem infiltrações e devem ser esteticamente compatíveis, com pouca alteração de cor e brilho.

Para a solução de tudo isso, a manutenção das lentes de contato dental é essencial. Esse é um assunto que tem sido preocupante em meio aos dentistas e por isso são feitos estudos constantes sobre a durabilidade desses laminados.

Saiba mais sobre lentes de contato dentais
Fonte: freepik.

Afinal, quanto tempo dura a lente de contato dental

Existem alguns relatos em pesquisas que afirmam que a duração média é de até 20 anos. Entretanto, esse tempo é bastante relativo, já que depende de fatores que variam de pessoa para pessoa e da manutenção das lentes de contato dental feita de forma adequada.

Sendo assim, vale destacar que não adianta fazer todo o investimento na técnica de aplicação das lentes se você não pretende manter uma higiene bucal totalmente saudável. Não realizar essa higienização tende a fazer com que a vida útil da lente diminua.

Momento certo para substituição

Realizar a troca das lentes de contato é sempre um procedimento delicado. A substituição deve ser postergada o máximo possível, porém em casos com visíveis decréscimos na estética do sorriso ou situações de urgência por infiltração de cárie.

Baseando-se em diversos pontos, o dentista estabelece um protocolo para substituição das lâminas. Com base no tempo médio de vida útil das facetas, um cronograma de manutenção das lentes de contato dental permite o monitoramento delas para realizar ou não qualquer modificação.

A verdade é que, muito mais do que se preocupar com o tempo de duração das lentes, o necessário mesmo é estar atento aos cuidados que irão garantir uma durabilidade muito acima da média.

Tire suas dúvidas sobre as lentes de contato dental
Fonte: freepik.

A Sey Odontologia, clínica odontológica localizada em Cascadura, Rio de Janeiro, possui diversos serviços e entre eles está a aplicação de lentes de contato dental. Com um atendimento diferenciado e oferecendo toda a atenção necessária aos pacientes, os profissionais podem te ajudar com qualquer dúvida sobre esse procedimento. Entre em contato e agende a sua consulta.

Posts Relacionados

Sey Odontologia o seu dentista em Cascadura
Ligar