Você sabe o que é sedação por óxido nitroso? Esse é um recurso muito importante da Odontologia, mas muitas pessoas não conhecem, ou não sabem do que se trata. Por isso, nesse texto, vamos falar um pouco a respeito desse assunto para que você possa se informar melhor.

Sedação por óxido nitroso: conheça
Fonte: freepik.

O que é sedação por óxido nitroso

O que é sedação por óxido nitroso? Bem, o termo vem do verbo “sedar”, que deriva da palavra latina “sedare”. “Sedare”, por sua vez, quer dizer “serenar ou acalmar alguém”.

Assim, a sedação por óxido nitroso é um tipo de sedativo, ou seja, um medicamento que tem como função diminuir a ansiedade ou gerar efeito calmante. Sedativos costumam ter efeito anestésico, diminuindo a sensibilidade da pessoa à dor. O nível de anestesia depende, é claro, da dose que for administrada.

O que é sedação por óxido nitroso
Fonte: freepik.

No caso da sedação por óxido nitroso, a ideia é que o procedimento seja feito através da inalação do óxido nitroso, no caso de nervosismo do paciente. O famoso medo de dentista poderia, então, ser evitado, facilitando a presença de pacientes odontofóbicos no consultório.

A importância desse procedimento

Se você não é um profissional de Odontologia, talvez não esteja familiarizado com o problema grave representado pelo medo de dentista. Mas, na verdade, é uma questão complicada e perigosa.

A importância desse procedimento
Fonte: freepik.

Trata-se de uma fobia mais comum do que parece. Pesquisas mostram que entre 13% e 24% da população do mundo inteiro tem medo de dentista. Esse medo é conhecido como odontofobia, e pode ser muito prejudicial para a saúde das pessoas. Muitas vezes, o odontofóbico pode estar sofrendo com cáries ou outros problemas de saúde bucal e mesmo assim optar por não ir ao dentista por medo.

A longo prazo, assim, o medo de dentista pode ser bastante danoso. Problemas de saúde bucal, quando não tratados imediatamente pelas mãos de um profissional, podem rapidamente se agravar e até levar à perda de algum dos dentes.

Origem da sedação por óxido nitroso
Fonte: freepik.

É aí que entra a importância da sedação por óxido nitroso. Esse procedimento permite com que profissionais da Odontologia contornem o problema do medo de dentista, garantindo o conforto do paciente.

Origem da sedação por óxido nitroso

A sedação por óxido nitroso foi descoberta no ano de 1844, nos Estados Unidos. O autor da descoberta foi o cirurgião-dentista Horace Wells, que descobriu as propriedades anestésicas do óxido nitroso.

Depois disso, a técnica viria a ser muito utilizada em consultórios odontológicos do Canadá, dos Estados Unidos e do Japão. No Brasil, também é permitida. Existem consultórios e hospitais que disponibilizam essa opção para um paciente, pois possuem profissionais habilitados para o uso de óxido nitroso.

Origem da sedação por óxido nitroso
Fonte: freepik.

Como funciona o procedimento de sedação

Diante de tudo o que foi dito até agora, você já pode ter uma noção da importância da sedação por óxido nitroso no campo da Odontologia. Mas como funciona esse procedimento na prática?

É um processo bastante simples. O que ocorre é que o paciente inala o óxido nitroso através de uma máscara nasal. A partir daí, são administradas pequenas quantidades da droga. Essas doses são aumentadas de maneira gradual, até que o efeito clínico desejado seja observado. O efeito é ideal, controlando a ansiedade do paciente sem fazer com que ele perca a consciência.

Como funciona o procedimento de sedação
Fonte: freepik.

Realize a sua consulta de forma confortável e segura

A sedação por óxido nitroso é bastante útil. Como qualquer outro procedimento odontológico, ela precisa ser aplicada por profissionais habilitados para tal. Por isso, marque sua consulta numa clínica confiável, com profissionais competentes, como a Sey Odontologia.

 

 

Posts Relacionados

Sey Odontologia o seu dentista em Cascadura
Ligar